29/08/2011

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

ARCAM - Associação dos Radioamadores de Campos dos Goytacazes-RJ


Convocação para reunião extraordinária dos associados.

Eu, Antonio Carlos Costa Martins – PY1 TD, Presidente em exercício da ARCAM – Associação dos Radioamadores de Campos dos Goytacazes - RJ, no uso de minhas atribuições legais, convoco a todos os associados devidamente registrados para uma reunião extraordinária a realizar-se no dia 1 de Setembro às 20 horas, na sede da associação, à Rua Riachuelo, Nº 438, na Casa do Pequeno Jornaleiro, a fim de tratar dos seguintes assuntos:


Apresentar uma proposta, para que os associados em débito com a ARCAM, continuem a fazer parte do nosso quadro, caso seja de seu interesse;

Determinar que sejam desligados da ARCAM , os sócios inadimplentes que não aceitarem a proposta oferecida pela Associação;

Proporcionar aos sócios atuais em dia com as suas mensalidades, a oportunidade de continuarem a fazer parte do nosso quadro .

Informamos ainda, que é de extrema importância o comparecimento à referida reunião, visto que a ausência do associado sem uma devida justificativa, será considerada como manifestação de seu interesse em não continuar mais a pertencer ao nosso quadro de sócios, sendo, portanto automaticamente desligado da ARCAM. Na impossibilidade de comparecimento, solicitamos enviar- nos um e-mail para o endereço: arcam.rj@gmail.com, ou nos contactar através dos telefones: 2738-8990 - 9812-1082 ou comparecendo à nossa sede, na Casa do Pequeno Jornaleiro à Rua Riachuelo Nº 438.

Queremos ressaltar que a referida reunião será realizada tão somente para os associados, sendo vedada a participação dos demais colegas, visto que os assuntos da mesma são de interesse exclusivo dos sócios registrados. Cordiais saudações


Antonio Carlos Costa Martins – PY1TD –
Presidente em exercício da ARCAM

27/08/2011

UNIVERSO DOS RADIOAMADORES


Por PY4ZBZ – Roland
Neste vídeo, uma reportagem mostra o universo dos radioamadores, entrevistando vários radioamadores de Belo Horizonte – MG.

A História por trás do Bipe


Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira
Quem já ouviu comunicações do centro de controle da NASA com qualquer astronauta no espaço ou já viu o vídeo do histórico pouso do módulo Eagle na lua, deve ter notado um bipe extremamente agudo emitido antes e depois de cada transmissão. Esse bipe é chamado de Quindar Tone. Ficou conhecido assim porque o fabricante do equipamento de geração e decodificação de tons era uma empresa chamada Quindar.
Esses bipes na verdade são usados para ligar e desligar transmissores remotos em várias partes do mundo, como no Cabo Canaveral, nas Bermudas, Austrália e outras localidades. Eles eram usados para comunicações com os foguetes Mercury e Apollo, e em alguns casos, com os ônibus espaciais. Trata-se de um bipe de meio segundo e é gerado quando alguém na sala de controle aperta o PTT (aperte para falar). Um decodificador num transmissor remoto detecta esse bipe e ativa sua transmissão. Quando o PTT é solto, um bipe de freqüência diferente é gerado, e quando o decodificador detecta esse segundo bipe, desativa a transmissão.
Porque as linhas telefônicas entre as estações remotas foram projetadas para trafegar apenas freqüências de voz, os bipes tinham que ser nessa faixa de freqüências, portanto eram audíveis. Essa sinalização poderia ter sido feita em uma linha telefônica separada, mas para manter os custos baixos, a sinalização e áudio trafegavam na mesma linha.
Embora o sistema normalmente funcionasse bem, não era livre de problemas. Se o PTT fosse solto e a linha caísse, o transmissor ficaria constantemente no ar. Para prevenir que isso não ocorresse, havia uma lâmpada piloto em cada transmissor que se acendia quando transmitindo. Alguém deveria monitorar o sistema e se o áudio caísse e a lâmpada permanecesse acesa, teria que desligar o transmissor manualmente.
E também quando a comunicação era movida para outra estação remota, esse par de bipes era transmitido 10 vezes para garantir que tudo estava funcionando corretamente. Isso era feito antes que o áudio fosse desviado para a nova estação remota, portanto não era ouvido na sala de controle ou mesmo pelos astronautas.
Esse sistema da Quindar foi construído com peças de equipamentos com circuitos de telex para linha telefônica multiplexada. Como não há mais peças de reposição disponíveis, um sistema de sinalização fora da faixa foi instalado em 1998 para os transmissores nos EUA. Esse sistema usa tons contínuos abaixo da freqüência de áudio, portanto não são ouvidos. Quando presentes, o transmissor é acionado. Quando não presente, é desativado. Isso funciona bem, mas os astronautas reclamam que a falta do bipe audível a que estavam acostumados os alertava que uma transmissão estava para começar. Então o gerador do Quindar Tone, que ainda está instalado em caso de ser necessário ativar transmissores remotos, foi reativado.
Elektra 2000 Edição Comemorativa
Em 16 de Julho deste ano o projeto Apollo fez 40 anos. E para homenageá-lo, a Hamtronix lançou uma versão de sua popular Controladora de Repetidora Elektra 2000 com o exclusivo Quindar Tone da NASA. Veja vídeo abaixo para conhecer o Quindar Tone:


Para maiores detalhes sobre a Elektra 2000 clique aqui.

Computador e radioamadorismo mudam a vida de uma pessoa com deficiência física

Mesmo com uma perna e um braço amputados e com perda total da visão, ex - empresário toca órgão e usa fluentemente o computador


Luiz Lúcio
A história de vida do ex-empresário Onélio Viol, um ser humano querido, admirado e respeitado por todos os barbacenenses, começa a ser escrita com fortes emoções, com  exemplos de luta, sacrifícios e determinação, a partir do ano de 1979. Um dos pioneiros no setor de consertos e vendas de bicicletas, Onélio mantinha uma estreita relação com a maioria das pessoas que dependiam de uma bicicleta como meio de transporte. E foi exatamente na sua empresa que até hoje está situada  na Rua Freire de Andrade e gerenciada  pelo filho Camilo Viol, que sua vida mudou. Uma explosão dentro de sua loja durante o seu trabalho, impôs a Onélio várias mutilações. Uma perna e braço amputados e ainda  a perda total da visão, não foram motivos suficientes para desanimar este homem valente e determinado que encontra forças na fé em Deus e no apoio da família e dos amigos para superar desafios. Sua primeira paixão, o Rádio Amador, proporcionou ao empresário a alegria de falar com o mundo inteiro, fazer amigos a milhares de quilômetros de distancia. Sem sair de do seu quarto onde ainda guarda dezenas de parafernálias, Onélio lembra que viajou o mundo, conheceu caminhoneiros e pessoas e que jamais imaginava encontrar através do Rádio Amador. Mas a modernidade foi chegando e o homem que consegue ver o mundo com o coração e muita sensibilidade, deu mais um passo rumo à novas conquistas. “Sempre com o apoio da minha esposa, Helena Viol inseparável em todos os momentos da minha vida, consegui um computador e com ele através de um programa especial, consigo navegar com facilidade e a cada dia conhecer coisas fascinantes”, explica Onélio, exemplo de determinação e superação. ”Não bastasse o radioamadorismo e o computador, nosso pai, mesmo usando apenas uma das mãos, é capaz de usar com facilidade o teclado de um órgão eletrônico e subir escadas com a utilização de uma prótese adaptada em uma das pernas amputadas”, revelam com alegria e emoção os filhos Camilo e Sandra Viol. “Garra para vencer grandes obstáculos, força de vontade para  realizar sonhos, muita fé para nunca desanimar, são realidades que fazem da vida de Onélio Viol, um verdadeiro vencedor e exemplo para todos nos que as vezes reclamamos por pouca coisa”, explica o genro Paulo Roberto Gomes de Assis.
A cada dia 21 de setembro, quando é marcado o Dia Mundial do Deficiente Físico, o debate sobre esse tipo de limitação ganha fôlego novo. E neste debate, o barbacenense Onélio Viol faz parte, mostrando a todos os exemplos de superação e vontade de continuar a sua caminhada em busca de novos desafios.

Fonte: Barbacena News

Concurso Internacional de Radioamadores


O 52° Concurso Verde e Amarelo (CVA), promovido pelo Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações do Exército Brasileiro (CRAEC), será realizado no amanhã, 28 de agosto, com a participação inédita do grupo de Radioamadores do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, acompanhado de perto pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE).
Será realizado no Tiro de Guerra de Itaperuna 01/008, com prefixo especial autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Através do prefixo ZW1NOF serão realizados contatos nacionais e internacionais, com militares e civis Radioamadores que estarão participando do CVA.
O evento é considerado um dos mais importantes para os Radioamadores do Brasil. O seu caráter integrador tem por finalidade comemorar a Semana do Soldado, promover o congraçamento entre Radioamadores e agremiações civis e militares.
O concurso se dará em 24 horas, com início às 18h de hoje, 27/08 e fará história junto ao Tiro de Guerra de Itaperuna.
Fonte: http://www.itaperunanews.com.br

Ministério das Comunicações promove Seminário de Rádio Digital

Evento será realizado no dia 1º de setembro e vai reunir autoridades e especialistas no setor

Brasília, 26/08/2011 – A implantação do sistema de rádio digital no Brasil será tema de seminário promovido pelo Ministério das Comunicações na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro. O evento vai reunir representantes do Governo Federal, do setor de radiodifusão, de empresas de tecnologia, de universidades e também da sociedade. Para fazer a inscrição, os interessados deverão preencher o formulário disponível no site do MiniCom, no endereço http://www.mc.gov.br/index.php?option=com_forme&fid=1.

O Brasil ainda faz testes das diferentes tecnologias, principalmente com os modelos norte-americano e europeu, para definir qual sistema de transmissão digital será adotado no país. Durante o seminário, deverão ser discutidos temas como funcionamento e uso de padrões de sistemas, com destaque para as implicações práticas para radiodifusores; propriedade intelectual, royalties e exploração de marcas e patentes; impactos na gestão do espectro de radiofreqüência. O evento será realizado no edifício-sede dos Correios, em Brasília, das 8h30 às 18 horas.


Serviço

Horário: 8h30 às 18h00
Quando: 1º de setembro de 2011.
Onde: Edifício Sede dos Correios, Brasília – DF.

25/08/2011

DIPLOMA RADIOAMADORES BR


Novo Diploma da AEI – Associação dos Expedicionários Ilhéus para incentivar o contato com radioamadores brasileiros.


RESUMO DO REGULAMENTO;
1) Contatar com INDICATIVOS e PREFIXOS brasileiros diferentes observando o seguinte:
- Diploma Básico: 100 Indicativos diferentes e 10 prefixos diferentes;
- Endossos: a cada 50 novos indicativos diferentes e 05 novos prefixos diferentes, ou seja: 150 – indicativos = 15 prefixos; 200 indicativos = 20 prefixos; 250 indicativos = 25 prefixos, e assim sucessivamente; 
- HR: 1.000 indicativos diferentes e 100 prefixos diferentes.
2) Considerando as séries de prefixos destinados ao Brasil (PP a PY, ZV a ZZ) teremos 150 prefixos diferentes, e um número ilimitado de indicativos.
3) Exemplo de Indicativos/Prefixos válidos: PT1AB, PT11AB, PT111AB são 3 indicativos diferentes, mas apenas um prefixo (PT1);
4) Para requerer o diploma serão aceitos contatos/escutas sem restrição de data, nas bandas e modos homologados para os radioamadores no Brasil, não podendo ocorrer repetição de indicativos;

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:  
- O Diploma é grátis, e todas as etapas serão efetuadas via internet ( remessa da lista GCR, e posterior envio do Diploma em formato.pdf );
- No GCR constará somente os indicativos em ordem alfabética, e pode ser preenchido em arquivo do word (.doc ou .rtf), ou em formato “cabrillo”. Informar à parte o modo (SSB, CW, mixto etc).
- Para efeitos de Diploma, o Radioamador não precisa estar de posse do cartão QSL, (basta o contato constar no seu LOG), e nem precisa "autenticação" do GCR por outros Radioamadores, Clubes etc.


A AEI parte do princípio que o Radioamador é honesto.


-  Os meios modernos de confirmação de contatos sem cartão QSL (LOTW, Eqsl, etc), e a dificuldades de alguns Bureaus em enviar os cartões, dificultam a posse dos QSLs para requisitar o diploma.
Link com as informações dos Diplomas da AEI: http://www.aei.radioamador.org.br/diplomas.htm
Dúvidas e sugestões: PS7AB, Rony ps7ab@yahoo.com
Fonte: http://www.radioamador.com/site/?p=838#respond

Anatel inicia desenvolvimento do modelo de custos

A Anatel lançou hoje, 25, em sua sede em Brasília (DF), o Projeto Modelo de Custos. O trabalho está associado, entre outros aspectos, à fixação das tarifas de uso de rede da telefonia fixa e à apuração dos valores de referência do VU-M (Valor de Remuneração de Uso de Rede do Serviço Móvel Pessoal) e de EILD (Exploração Industrial de Linhas Dedicadas) das prestadoras de serviços de telecomunicações
No lançamento, foi assinado o contrato, no valor de US$ 8,22 milhões, com o consórcio Advisia, Analysis Mason, Grant Thornton, que terá dois anos para executar o trabalho de apoio à Anatel. O consórcio venceu licitação internacional realizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).   
O modelo de custos é de fundamental relevância para a Agência no cumprimento das políticas públicas setoriais, na medida em que o desenvolvimento da modelagem de custos permitirá acesso às informações gerenciais de custos das diferentes áreas de negócio e linhas de produtos das prestadoras de serviços de telecomunicações, o que contribuirá para o aperfeiçoamento da regulação do setor como um todo.   
Em seu discurso, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que o contrato firmado entre a Anatel, a UIT e o consórcio vencedor constitui "importante momento para as telecomunicações no Brasil". "A construção de modelos de custos não soluciona todos os problemas e desafios do setor de telecomunicações no Brasil. Contudo, é importante ferramenta que auxiliará a Agência na tarefa essencial de adotar as decisões adequadas que conduzam a o setor de telecomunicações a cumprir seus objetivos fundamentais", disse Sardenberg.

A cerimônia contou com a presença do novo Diretor de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, , que assumiu suas funções no início deste ano. Também foi apresentado na ocasião o novo diretor do Escritório da UIT para a Região das Américas, Hector Huerta. Também foram apresentados o processo de seleção e a metodologia do trabalho. 
Clique aqui para ver a apresentação da Anatel sobre a implementação de modelo de custos.


FONTE: ANATEL

24/08/2011


Está no ar o mais dinâmico e prático site de anúncios para compra, venda e troca de produtos para Radioamadores. Acesse o QTH e conheça o site e suas funcionalidades. É totalmente GRATUITO e permite postar imagens e links para seu próprio site. Visite http://www.qth.com.br

ZV5PG – INDICATIVO ESPECIAL


Estará no ar nos dias 10 a 17 de Setembro, em todas as faixas,  a estação ZV5PG em comemoração ao 188º Aniversário da cidade de Ponta Grossa no Paraná.
Para mais informações sobre Ponta Grossa e esta importante operação clique AQUI.

Fonte: http://www.radioamador.com/site/?p=818#more-818

23/08/2011

Fotos do 29º Encontro de Radioamadores do Yacht Club

































REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA


ARCAM - Associação dos Radioamadores de Campos dos Goytacazes-RJ


Convocação para  reunião extraordinária dos associados.

Eu,  Antonio Carlos Costa Martins – PY1 TD, Presidente em exercício da ARCAM – Associação dos Radioamadores de Campos dos Goytacazes - RJ, no uso de minhas atribuições legais, convoco a  todos os associados devidamente registrados para uma reunião extraordinária a realizar-se no dia 1 de Setembro às 20 horas, na sede da associação, à Rua Riachuelo, Nº 438, na Casa do Pequeno Jornaleiro, a fim de tratar dos seguintes assuntos:


  • Apresentar uma proposta, para que os associados em débito com a ARCAM,  continuem a fazer parte do nosso quadro, caso seja de  seu interesse;

  • Determinar que sejam desligados da ARCAM , os sócios inadimplentes que não aceitarem a proposta oferecida pela Associação;   

  • Proporcionar aos sócios atuais em dia com as suas mensalidades, a oportunidade de  continuarem   a fazer parte do nosso quadro .

Informamos ainda, que é de extrema importância o comparecimento à  referida reunião,  visto que a ausência do associado  sem uma devida justificativa,  será considerada como  manifestação de seu interesse em não continuar mais  a pertencer ao nosso quadro de sócios, sendo, portanto automaticamente desligado da ARCAM. Na impossibilidade de comparecimento, solicitamos enviar- nos  um e-mail para o endereço: arcam.rj@gmail.com, ou nos contactar através dos telefones: 2738-8990 - 9812-1082 ou comparecendo à nossa sede, na Casa do Pequeno Jornaleiro à Rua Riachuelo Nº 438.

Queremos ressaltar que a referida reunião será realizada tão somente para os  associados, sendo vedada a participação dos demais colegas, visto que os assuntos  da mesma são de interesse exclusivo dos  sócios registrados. Cordiais saudações


Antonio Carlos Costa Martins – PY1TD – 
Presidente em exercício da ARCAM