25/08/2011

Anatel inicia desenvolvimento do modelo de custos

A Anatel lançou hoje, 25, em sua sede em Brasília (DF), o Projeto Modelo de Custos. O trabalho está associado, entre outros aspectos, à fixação das tarifas de uso de rede da telefonia fixa e à apuração dos valores de referência do VU-M (Valor de Remuneração de Uso de Rede do Serviço Móvel Pessoal) e de EILD (Exploração Industrial de Linhas Dedicadas) das prestadoras de serviços de telecomunicações
No lançamento, foi assinado o contrato, no valor de US$ 8,22 milhões, com o consórcio Advisia, Analysis Mason, Grant Thornton, que terá dois anos para executar o trabalho de apoio à Anatel. O consórcio venceu licitação internacional realizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).   
O modelo de custos é de fundamental relevância para a Agência no cumprimento das políticas públicas setoriais, na medida em que o desenvolvimento da modelagem de custos permitirá acesso às informações gerenciais de custos das diferentes áreas de negócio e linhas de produtos das prestadoras de serviços de telecomunicações, o que contribuirá para o aperfeiçoamento da regulação do setor como um todo.   
Em seu discurso, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que o contrato firmado entre a Anatel, a UIT e o consórcio vencedor constitui "importante momento para as telecomunicações no Brasil". "A construção de modelos de custos não soluciona todos os problemas e desafios do setor de telecomunicações no Brasil. Contudo, é importante ferramenta que auxiliará a Agência na tarefa essencial de adotar as decisões adequadas que conduzam a o setor de telecomunicações a cumprir seus objetivos fundamentais", disse Sardenberg.

A cerimônia contou com a presença do novo Diretor de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, , que assumiu suas funções no início deste ano. Também foi apresentado na ocasião o novo diretor do Escritório da UIT para a Região das Américas, Hector Huerta. Também foram apresentados o processo de seleção e a metodologia do trabalho. 
Clique aqui para ver a apresentação da Anatel sobre a implementação de modelo de custos.


FONTE: ANATEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário