27/08/2011

Computador e radioamadorismo mudam a vida de uma pessoa com deficiência física

Mesmo com uma perna e um braço amputados e com perda total da visão, ex - empresário toca órgão e usa fluentemente o computador


Luiz Lúcio
A história de vida do ex-empresário Onélio Viol, um ser humano querido, admirado e respeitado por todos os barbacenenses, começa a ser escrita com fortes emoções, com  exemplos de luta, sacrifícios e determinação, a partir do ano de 1979. Um dos pioneiros no setor de consertos e vendas de bicicletas, Onélio mantinha uma estreita relação com a maioria das pessoas que dependiam de uma bicicleta como meio de transporte. E foi exatamente na sua empresa que até hoje está situada  na Rua Freire de Andrade e gerenciada  pelo filho Camilo Viol, que sua vida mudou. Uma explosão dentro de sua loja durante o seu trabalho, impôs a Onélio várias mutilações. Uma perna e braço amputados e ainda  a perda total da visão, não foram motivos suficientes para desanimar este homem valente e determinado que encontra forças na fé em Deus e no apoio da família e dos amigos para superar desafios. Sua primeira paixão, o Rádio Amador, proporcionou ao empresário a alegria de falar com o mundo inteiro, fazer amigos a milhares de quilômetros de distancia. Sem sair de do seu quarto onde ainda guarda dezenas de parafernálias, Onélio lembra que viajou o mundo, conheceu caminhoneiros e pessoas e que jamais imaginava encontrar através do Rádio Amador. Mas a modernidade foi chegando e o homem que consegue ver o mundo com o coração e muita sensibilidade, deu mais um passo rumo à novas conquistas. “Sempre com o apoio da minha esposa, Helena Viol inseparável em todos os momentos da minha vida, consegui um computador e com ele através de um programa especial, consigo navegar com facilidade e a cada dia conhecer coisas fascinantes”, explica Onélio, exemplo de determinação e superação. ”Não bastasse o radioamadorismo e o computador, nosso pai, mesmo usando apenas uma das mãos, é capaz de usar com facilidade o teclado de um órgão eletrônico e subir escadas com a utilização de uma prótese adaptada em uma das pernas amputadas”, revelam com alegria e emoção os filhos Camilo e Sandra Viol. “Garra para vencer grandes obstáculos, força de vontade para  realizar sonhos, muita fé para nunca desanimar, são realidades que fazem da vida de Onélio Viol, um verdadeiro vencedor e exemplo para todos nos que as vezes reclamamos por pouca coisa”, explica o genro Paulo Roberto Gomes de Assis.
A cada dia 21 de setembro, quando é marcado o Dia Mundial do Deficiente Físico, o debate sobre esse tipo de limitação ganha fôlego novo. E neste debate, o barbacenense Onélio Viol faz parte, mostrando a todos os exemplos de superação e vontade de continuar a sua caminhada em busca de novos desafios.

Fonte: Barbacena News

Nenhum comentário:

Postar um comentário