28/11/2012

Grac se reúne para designar grupos de trabalho para prevenir enchentes

O Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil Municipal (Grac) se reuniu, nesta quinta-feira (22), na sede do órgão, com outras secretarias da Administração Pública Municipal para determinar grupos de trabalho para prevenção de possíveis enchentes no município durante o verão. Estiveram presentes também entidades como a Amigos 4X4, que reúne a Associação de radioamadores de Campos dos Goytacazes (Arcam), e o Jipe Clube, essenciais durante as operações de comunicação e acesso às regiões atingidas pelas chuvas.

O comandante da Defesa Civil, Henrique Oliveira, explica que o Grac foi criado com objetivo de definir ações de prevenção às enchentes, onde cada responsável pelas secretarias municipais definirá as pessoas que trabalharão em conjunto com a Defesa Civil durante as enchentes. “Neste dia, vamos definir as equipes que atuarão durante as enchentes, caso ocorram. Sabemos que a frente de convergência do Atlântico Sul, que permite que haja estas enchentes, está localizada este ano justamente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por isso também temos que nos precaver”, destaca.
A subsecretária de Meio Ambiente, Lilian Neto, destaca a importância da participação dos demais órgãos nesta reunião. “Quando acontece qualquer desastre, a responsabilidade de cuidar do município é de todos nós e este é um período em que a secretaria de Meio Ambiente deve estar presente à disposição dos comandos da Defesa Civil Municipal”, pontua. Além da secretaria de Meio Ambiente, também estiveram presentes representantes da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Família e Assistência Social, além das Secretarias de Governo e Educação.
Presidente de Honra da associação Amigos 4X4, que é um corpo voluntário em atendimentos emergenciais em caso de acidentes naturais, Paulo Orlando, destaca que a presença de associações como esta é fundamental em casos de emergência. “Estamos preparados para atender a sociedade em casos de emergência. Sabemos que em casos extremos, a única forma de comunicação é através de radioamador, já que é o único credenciado para este fim, por exemplo. Somos treinados através de cursos do Ministério de Integração para ações conjuntas com a Defesa Civil, finaliza o presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário